Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios.
As empresas estão sujeitas a passar por crises ao longo de seu desenvolvimento.
Situações negativas e que extrapolam o controle dos profissionais podem levar a problemas que prejudicam a imagem e a produtividade das instituições. Por isso, é preciso se preparar para enfrentar os momentos de dificuldade.
De acordo com a Pesquisa Global sobre Crises 2019, desenvolvida pela empresa de networking PwC, 77% das empresas brasileiras já enfrentaram pelo menos uma crise corporativa nos últimos cinco anos.
Com isso, os gerenciamentos de crises se tornam essenciais para reduzir os impactos e diminuir os prejuízos causados por uma situação negativa para a imagem da empresa.
As crises podem ocorrer por vários motivos, como questões financeiras ou problemas internos que afetam a equipe. Dessa forma, a gestão de crise é indispensável para ajudar a resolver imprevistos e também para se tornar um treinamento para lidar com futuros problemas.
A equipe de gerenciamento de crise une forças administrativas de todos os setores da empresa e pode exercer um papel preventivo, ou seja, pode identificar os pontos problemáticos de uma companhia e estabelecer planos de ação. Além disso, quando um imprevisto acontece, a equipe deve estar preparada para agir.
Foi o caso da batata Ruffles, que em 2016 foi fortemente criticada nas redes sociais pela grande quantidade de ar nos pacotes de chips e teve que agir rapidamente para não perder espaço no mercado. O marketing da empresa criou uma estratégia criativa para explicar a necessidade do ar no pacote e conseguiu, além de solucionar as dúvidas dos consumidores, movimentar as redes sociais e estreitar a relação com os clientes.
É importante ressaltar que cada crise é única, ou seja, não existe uma fórmula-padrão para solucioná-la. Porém, as empresas podem tomar algumas atitudes para solucionar a situação. Uma boa pedida é adotar uma postura sincera e transparente com os clientes e funcionários.
Além disso, é essencial identificar, preparar e divulgar quem são as pessoas da organização autorizadas a falar sobre o assunto a ser trabalhado. Atuar de forma rápida e eficaz também é importante, já que, quando a empresa demora a se pronunciar, o problema tende a ficar ainda maior. A Brastemp, por exemplo, demorou 90 dias para dar um retorno para um consumidor que adquiriu um produto danificado. Durante esse período, o caso tomou grandes proporções nas redes sociais, e a imagem da empresa de eletrodomésticos ficou arranhada. Entretanto, a marca conseguiu reverter a situação por meio de uma postura transparente em que admitiu o erro, resolveu o problema do consumidor e identificou onde ocorreu o problema no atendimento, para que isso não voltasse a acontecer.
As crises, na maioria das vezes, ocorrem em momentos inesperados. Dessa forma, as redes que demonstram estar preparadas para lidar com situações de crise conseguem se manter mais firmes no mercado e passar mais confiança para os seus consumidores. Assim, essas empresas se tornam mais sólidas e conquistam novos clientes, além de fidelizar os consumidores mais fiéis.
Vamos conversar e descobrir formas de tornar o seu negócio mais produtivo e lucrativo.
Com a Evolution Contabilidade Digital, tudo isso se torna ainda mais prático para o empreendedor, com um sistema de gestão financeira, o empreendedor automatiza seu tempo e ainda tem o financeiro do seu negócio em suas mãos. Além disso, você conta com uma equipe de profissionais especializados nos serviços contábeis da sua empresa, otimizando os processos críticos, proporcionando a máxima produtividade e permitindo uma gestão eficiente dos custos com sua plataforma financeira totalmente online, assim poderá ver em tempo real todas suas despesas e receitas de forma prática.
Fonte: Portal O Tempo
Ah! E não deixe de aproveitar 30 dias gratuitos na plataforma financeira.
Entre em contato conosco e peça já o seu acesso: Plataforma financeira por 30 dias grátis!
Gostou do contéudo? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou envie suas dúvidas para nosso contato e saiba essas e outras informações sobre como administrar seu neg´ócio de forma prática e simples.
A EVOLUTION CONTABILIDADE DIGITAL é uma empresa especializada em Contabilidade Digital, BPO Financeiro e Gestão de Negócios e está pronta para apoiar micro e pequenas empresas na implantação de um modelo de gestão financeira de alto valor agregado. Solicite uma proposta agora mesmo: CLIQUE AQUI.