Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios.

 

Cada um no seu quadrado: Como separar finanças pessoais das de sua empresa.

Mistura de orçamentos pode causar descontrole. Uma das vantagens para o PJ é ter acesso a produtos específicos nos bancos com benefícios especiais.

Evolution_Contabilidade_Finanças.png

Conta de luz do escritório misturada com a de casa. A mensalidade da escola do filho junto com o pagamento do salário do funcionário. O boleto do gás de cozinha pago com a mesma verba do fornecedor. A armadilha de não separar claramente os orçamentos pessoais e da empresa é um dos principais motivos de fracasso de novos negócios. Mesmo que a empresa tenha só o proprietário como funcionário, os "dinheiros" não podem se cruzar.

 

O descontrole financeiro é uma das consequências desse orçamento “unificado”. Tarefas importantes como fazer um planejamento financeiro preciso da empresa, elaborar relatórios que levam em conta despesas e receitas e ir em busca de financiamentos bancários tornam-se difíceis sem uma separação entre os orçamentos.

Convém, então, estabelecer limites claros entre pessoa física e jurídica. O primeiro passo deve ser a abertura de uma conta PJ, fixando a separação das verbas no banco. O empresário deve controlar bem as despesas e receitas de seu empreendimento, monitorando de perto as movimentações dessa conta PJ.

 

Há outra medida importante, lembrada por consultores do Sebrae, de estabelecer uma espécie de salário para o proprietário da empresa, chamado de pró-labore. Não se deve achar que o lucro de sua corporação é a sua remuneração pessoal - pelo contrário, são recursos que podem servir para novos investimentos, reservas e pagamento de bonificações. Ao definir o valor do pró-labore, tenha bom senso: não comprometa os lucros da empresa ao fixar um montante alto demais. Também considere as metas da sua empresa.

 a administração do negócio e outros.

Além de ter a evidente vantagem de evitar o descontrole financeiro, a separação de orçamentos também traz uma série de benefícios para contas PJ, que contemplam inclusive Microempreendedores Individuais, os MEI. No Bradesco, por exemplo, clientes MEI podem abrir uma conta PJ em minutos pelo Bradesco Net Empresa. A conta tem tarifa zero por um ano e uma plataforma completa de gestão financeira, em que o empresário tem controle das contas que precisa pagar e as verbas que irá receber, controle de estoques e de vendas para facilitar a administração do negócio e outros.

Quem tem conta PJ também tem acesso facilitado ao crédito. O Bradesco oferece, entre outros benefícios, o Cheque Empresarial, um limite de crédito rotativo disponível em conta corrente para cobrir alguma necessidade de caixa pontual de sua empresa. Para facilitar a compra de matéria-prima, investir em estoque e ajudar no fluxo de caixa há o Giro Fácil Bradesco, também com taxas diferenciadas (a partir de 1,85% ao mês). É uma excelente forma de não deixar passar boas oportunidades de negócio.

Munido de todos esses produtos, o empreendedor não só garante a separação necessária de orçamentos, como tem no banco um aliado para fazer seu negócio crescer.

 

Fonte: Portal G1

A EVOLUTION CONTABILIDADE DIGITAL é uma empresa especializada em Contabilidade Digital, BPO Financeiro e Gestão de Negócios e está pronta para apoiar micro e pequenas empresas na implantação de um modelo de gestão financeira de alto valor agregado. Solicite uma proposta agora mesmo: CLIQUE AQUI.