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Gestão de tempo é a chave para ter um dia mais produtivo.

Veja dicas para fazer o seu dia render mais.

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Você já ouviu falar em Gestão de Tempo?

 

Essa pode ser a solução que você procura para ter um dia mais produtivo. Se é um costume repetir frases como "estou sem tempo para nada" ou "preciso de um dia com mais de 24h", então é necessário rever algumas atitudes e colocar em prática as dicas para gestão de tempo

 

Independente da área de atuação, seja profissional formado, estudante, freelancer ou dona de casa, a gestão de tempo é capaz de auxiliar a ter uma vida mais organizada e conseguir cumprir os prazos e lidar com as tarefas do dia a dia.

 

Afinal, o que é gestão de tempo?

 

Gestão de tempo é um conjunto de práticas que visam administração das atividades em um dado período de tempo. Ou seja, é a possibilidade de organizar o seu dia para realização das tarefas diárias. Importante ressaltar que o foco do conceito não é apenas fazer mais em menos tempo, mas fazer com mais qualidade. 

 

Assim, o gerenciamento do tempo-tarefas torna a sua rotina mais produtiva, pois passa a utilizar o tempo com mais eficiência. Para isso, é necessário priorizar as tarefas importantes, evitar distrações e ter disciplina ao longo do processo. 

 

Gestão de tempo na prática 

 

Existem algumas dicas para colocar a gestão de tempo em prática. Vale lembrar que é necessário adequar a técnica às suas necessidades. O tempo é o mesmo para todos, o que muda é a forma como nós o utilizamos. Confira abaixo um passo a passo:

 

1- Faça uma lista das atividades que precisa realizar diariamente.

 

2- Avalie se não há uma sobrecarga e o que pode ser delegado para outras pessoas ou até mesmo abrir mão em prol do seu bem-estar. 

 

3- Analise qual é o momento do dia que você se sente mais produtivo.

 

4- Crie uma rotina diária, estabelecendo o que deve ser feito pela manhã, tarde e noite. 

 

5- Ao final do dia, verifique o que foi realizado, o que não foi cumprido e o motivo. 

 

6- Faça a organização do dia seguinte. 

 

Dicas para uma boa gestão de tempo 

 

Conforme for colocando em prática, será possível perceber que cada vez mais o processo se torna mais fácil, prático e intuitivo. Para melhorá-lo ainda mais, separamos algumas dicas essenciais. Veja: 

 

  • Não se cobre muito. Nem sempre será possível controlar todo o processo e lidar com tudo o que foi planejado. A cobrança em excesso pode adoecer em vez de ajudar. 
  • Seja realista com o seu tempo e as tarefas que precisa realizar. Cuidado com a sobrecarga diária. 
  • Cuidado com os "ladrões de tempo". Acesso excessivo às redes sociais, notificações do celular, conversas paralelas e novas tarefas que surgem a cada segundo. 
  • A gestão de tempo não significa trabalhar mais e exaustivamente. Mas usar o tempo com sabedoria. Por isso, valorize o seu descanso. Não pule o horário de almoço e reserve um momento para "aliviar a mente" entre uma tarefa e outra. 

 

Quer saber mais? Envie suas dúvidas para nosso contato e saiba essas e outras informações sobre o assunto.

 

Fonte: Portal Educa Mais Brasil

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