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Os 14 melhores livros para empreendedores.

Empreender é uma jornada árdua. Por isso é bom se inspirar e aprender com quem já passou pelo caminho das pedras. Veja 14 livros para empreendedores!

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Qual foi o livro que mais impactou o seu trabalho como empreendedor? Separamos uma seleção de livros para empreendedores.

 

Empreender é uma jornada árdua. É necessário ter conhecimento de administração de empresa, de gestão de equipe, de nicho de mercado, conhecimento de público, tudo isso além do conhecimento do produto ou serviço em si. Ainda bem que já teve gente que passou pelo caminho das pedras e compartilhou o aprendizado.

 

Vem ver os títulos que precisam estar na sua estante!

Preparando o terreno: livros para empreendedores entenderem a mente humana

Para empreender, é necessário ter conhecimento também sobre a mente e comportamento das pessoas. Isso contribui para posicionamento de valores do negócio tomadas de decisões assertivas. Vamos começar por esses livros.

 

1- O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

 

Pense nas ações que você fez hoje: quais delas tomou a decisão de fazer e quais delas fez no piloto automático? Um estudo mostra que 60% do que fazemos é por decisão de fato, enquanto 40% é por hábito, para o nosso cérebro economizar energia.

 

Charles Duhigg escreveu o que está se tornando um clássico no mundo dos negócios. O autor explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitosO poder do hábito é um livro para ajudar a ter mais produtividade, concentração e começar hábitos para mudar sua carreira e a sua vida!

 

2- Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

Dale Carnegie escreveu o livro em 1936, mas, mesmo depois das milhões de vendas, ele continua atual. Afinal, o networking representa algo que existe desde que o ser humano é o ser humano: relacionamentos sociais.

Carnegie apresenta estratégias comunicativas para conhecer novas pessoas, aprofundar relacionamentos e exercer melhor o papel de liderança.

 

3- Mindset: a nova psicologia do sucesso

 

Escrito por Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford, Mindset mostra como a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso. Dweck como os acontecimentos da vida são influenciados pela forma como lidamos com nossos objetivos. 

O livro mostra como a forma de pensar o mundo define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, como desenvolvemos nossos projetos e criamos nossos filhos. Quer aprender a explorar todo o seu potencial de empreendedor? Leia esse livro!

 

4- Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender neurociência

 

 

Este livro sobre neurociência é o ponto alto da viagem pelo cérebro humano! Os 86 bilhões de neurônios em ampla conexão fazem o ser humano alcançar feitos incríveis. O livro passa pelo funcionamento do sistema nervoso, por ações impulsivas, conta se é possível controlar as emoções e mostra as funções mais elevadas do cérebro

 

Além de mostrar que, com certeza, não usamos só 10% do cérebro, a neurocientista Carla Tieppo, também proporciona ao leitor uma viagem para dentro de si mesmo. Autoconhecimento é a chave para o empreendedor que quer elevar o próprio potencial, ser mais dono de si e tomar as rédeas do seu negócio. 

 

5- Empreendedorismo para subversivos

 

Pensando em largar tudo para começar o seu próprio negócio? É o que fez Facundo Guerra, empresário da noite paulistana. Guerra mostra que é uma lenda acreditar que não precisa arregaçar as mangas e trabalhar muito para ter o próprio negócio.

Cada um dos seus negócios tem uma história com erros e acertos, que Guerra compartilha neste livro. É um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

 

6- Aventuras empresariais

 

Dos livros para empreendedores, esse é um que fala sobre fracassos. O livro reúne uma série de artigos do jornalista John Brooks para o veículo The New Yorker. Mostrando grandes fracassos de grandes empresas, A obra mostra que o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou dizimá-la. Pessoas são essenciais para realizar o negócio, assim como nome, design e pesquisa de opinião – a escolha de ignorar esses elementos fez um lançamento da Ford ser um fracasso.

 

Aventuras empresariais tem mais de duas décadas, mas continua atual, porque as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. Quer mais um incentivo para ler este livro? É um dos melhores para o Bill Gates!

 

7- O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença

 

O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? O que acontece para que livros desconhecidos se tornarem best-sellers? Neste livro Malcolm Gladwell mostra como entender fenômenos sociais de venda e popularização de consumo em massa.

 

Ele mostra o que cria as “epidemias” e como funciona o pensamento coletivo no mercado. O momento decisivo em que essas novidades se alastram – ou se acabam – é o que o autor chama de “O ponto da virada”.

 

8- O lado difícil das situações difíceis

 

Ben Horowitz, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. Mesmo as melhores escolas de negócios não podem ensinar a lidar com os problemas mais difíceis que surgem com a criação e administração de uma startup. 

 

Horowitz analisa os problemas que os empresários enfrentam diariamente e aponta caminhos sobre como lidar com eles. Tenha o livro na cabeceira como um conselheiro para resolver um problema que está impedindo seus negócios.

 

9- Startup enxuta

 

Você pensa em um novo produto e quer deixar ele perfeito para lançar no mercado? “Não!”, grita Eric Ries neste livro. Ele mostra como processos a inovação e metodologias ágeis pode ajudar a sua empresa alcançar bons resultados economizando recursos e tempo

Ries mostra exemplos de empresas que se consolidaram em seus mercados aplicando o modelo startup enxuta. Aprendizagem validada e experimentação contínua, com métricas efetivas para avaliar o progresso, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário são componentes desse modelo.  

 

10- Empreendedores: agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado

 

Os modelos de gestão tradicional não dão mais conta do novo contexto de mercado. O mundo está ainda menos previsível e linear. Pensando nessa realidade dos negócios, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert trazem um modelo de gestão dinâmico. 

 

As novas demandas exigem metodologias ágeis e busca por propósito, o que exige uma nova atitude dos líderes. Foco no objetivo ao invés dos processos e dar autonomia ao time são elementos cruciais para manter a sua empresa bem viva no meio de tantos acontecimentos no mercado. 

 

11- Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

 

Antes de consumidores, somos pessoas. O que parece ser óbvio exige adaptação dos modelos de negócio, que só agora estão se preparando para proporcionar experiências e relacionamentos ao invés de simples vendas. Considerado o mestre do marketing, Philip Kotler desenvolve um modelo para isso.

Kotler mostra por que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores

Indicação bônus de leitura: Marketing 4.0: do tradicional ao digital, do mesmo autor.

 

12- The Peter principle: why things always go wrong

 

Você já esteve em um ponto de achar que tudo está errado no seu negócio? Ou você está quebrando a cabeça com algo que parece que não consegue desenvolver? Se esse pensamento ainda não chegou em você, é provável que uma hora chegue.

 

Os autores Laurence J. Peter e Raymond Hull trazem uma luz para ajudar a entender esse momento! Eles ensinam como reconhecer quando você atingir o que chamam de “ponto de incompetência” e como desenvolver um plano para isso – o que muitas vezes envolve novas pessoas.

 

13- True north: discover your authentic leadership

 

Alguns proprietários de pequenas empresas têm um estilo de liderança distinto, sem sequer pensar nisso. Alguns, por outro lado, precisam de uma ajudinha para encontrar seu caminho como líder. Bill George, professor Harvard, viu isso na pele e compartilha seu conhecimento sobre desenvolvimento de liderança

 

O livro ajuda a se tornar um líder autêntico, a definir seus valores e princípios de liderança e a entender melhor como você deseja administrar seus negócios.

 

14- Grow to greatness: smart growth for entrepreneurial businesses

 

 

Começar um negócio já é difícil. Mais difícil ainda é fazer ele crescer e desenvolver. Dos livros para empreendedores, esse é um para negócios mais avançados. Grow to greatness é uma obra sobre a realidade cotidiana do crescimento, com experiências da vida real. 

 

Edward D. Hess ressalta os principais desafios encontrados e algumas perguntas que todo empreendedor deve responder para fazer com que a empresa cresça. É o momento de fazer o seu negócio crescer? Como? Tem liderança, cultura e pessoas certas?

 

Com base em uma pesquisa de mais de cinquenta empresas de crescimento bem-sucedidas, o livro discute os dez principais desafios de crescimento e como superá-los

 

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Fonte: Blog Juno

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