Fique ligado pois você pode estar pagando mais imposto do que deveria.

 

Você sabe se a sua clínica passa algum dia do mês no vermelho?

Entenda a importância do fluxo de caixa para seu Consultório.

2018-10-22-Post4-2.png

Acompanhar o fluxo de caixa é primordial para o sucesso do seu consultório ou clinica, através dele  você é capaz de saber a real situação financeira mês a mês, se está gerando lucro ou prejuízo.

 

Separamos 6 dicas para controlar o fluxo de caixa da sua clínica?

 

1. Separe suas contas pessoais (PF) das contas do seu consultório (PJ);

Se você não faz essa separação das contas, você não sabe exatamente quanto fatura, quanto gasta com o empreendimento e quanto gasta na sua vida pessoal. Isso prejudica o gerenciamento de recursos disponíveis.

 

2. Separe ENTRADAS e SAÍDAS de dinheiro;

O primeiro passo é separar quais destas transações são entradas de dinheiro no caixa (recebimentos de consultas, dos planos de saúde, de procedimentos, etc) e quais delas são saídas de dinheiro do caixa (pagamento da conta do aluguel, água, luz, telefone, salários, etc). Devido esse controle, você pode fazer um planejamento estratégico de acordo com os dados do fluxo de caixa.

 

3. Crie categorias;

Além de conhecer o dinheiro que entra e sai do caixa, é necessário que você possa identificar a procedência (natureza) destas transações, de modo que saiba a vazão exata dos seus recursos em cada uma delas – ou seja, o quanto gasta e quanto recebe em cada transação que sua  clínica realiza. Então, crie categorias. Por exemplo: consultas particulares, convênio X, convênio Y, procedimento A, procedimento B…

 

4. Faça projeções financeiras;

Com a utilização de crédito e políticas de recebimento e de pagamento a prazo na clínica, é comum que o profissional de saúde tenha conhecimento das contas a pagar e a receber no futuro. Dessa forma, você pode facilmente projetar estas transações no seu fluxo na respectiva data de realização (pagamento ou recebimento) e saber, no mês presente, qual será o fluxo de caixa dos meses seguintes.

 

5. Crie hábitos;

Manter o fluxo de caixa desatualizado prejudicará o bom controle dos seus recursos financeiros e, mais perigoso ainda, dar-lhe informações erradas sobre eles e te deixar propenso a tomar más decisões a curto ou a longo prazo.Busque tornar diário o controle do seu caixa, para evitar que qualquer transação passe despercebida. A ideia é inserir o controle de caixa no dia a dia da clínica, o que é mais fácil quando se utiliza um sistema de gestão.

 

6. Controle o financeiro da clínica na prática;

Por fim, a Evolution Contabilidade Digital criou um sistema com fluxo de caixa para clínicas e consultórios, para que você possa começar a utilizar esta ferramenta em seu dia a dia e perceber seu valor na prática. Onde a integração online economiza também seu tempo, podendo dedicar-se a gestão estratégica de sua empresa.

 

 

Quer saber mais? acesse nosso blog (link na bio) ou entre em contato conosco! 

 

 

A EVOLUTION CONTABILIDADE DIGITAL é uma empresa especializada em Contabilidade Digital, BPO Financeiro e Gestão de Negócios e está pronta para apoiar micro e pequenas empresas na implantação de um modelo de gestão financeira de alto valor agregado. Solicite uma proposta agora mesmo: CLIQUE AQUI.